Divertidamente 2

Nota: 7,5/10

Divertida Mente 2 é um dos acertos recentes da Disney, depois de tantas patinadas. É um daqueles filmes raros que atingem um equilíbrio entre tratar conceitos complexos e atuais com leveza e com boa execução visual, trazendo uma reflexão emocional genuína. Até achei que conseguiu superar o primeiro; o sucesso de bilheteria mostra a excelente recepção do público.

Em Divertida Mente 2, encontramos Riley com 13 anos, e o inevitável acontece: o alarme de "Puberdade" soa na sala de controle. Com a adolescência, não chegam apenas novos desafios externos (como um acampamento de hóquei decisivo para sua entrada no ensino médio), mas também um novo conjunto de emoções muito mais complexas.

Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que aprenderam a trabalhar em harmonia, são subitamente confrontados (e literalmente suprimidos) por um novo grupo que assume o painel: a Ansiedade, a Inveja, o Tédio e a Vergonha. Liderados por uma Ansiedade frenética, eles acreditam que a velha guarda não é sofisticada o suficiente para o futuro de Riley.

O grande trunfo do filme é a personificação dessas novas emoções, especialmente a Ansiedade (voz de Maya Hawke no original, e Tatá Werneck na versão brasileira). O filme captura de forma brilhante e quase desconfortável a maneira como a ansiedade funciona: ela não é exatamente uma vilã, mas uma força que tenta proteger Riley planejando obsessivamente cada cenário futuro, até o ponto de paralisá-la. A forma como ela domina o painel é uma metáfora visual poderosa para um ataque de pânico.

O filme é uma sequência digna que trata a complexidade da saúde mental adolescente com maturidade e muito antenada com os dias atuais. Divertida Mente 2 consegue ser engraçado, inteligente e comovente, reforçando a ideia de que todas as nossas emoções, mesmo as mais bagunçadas e contraditórias, fazem parte de quem somos, precisamos apenas validá-las, organizá-las e encontrar um equilíbrio para tudo.

Inside Out 2, 2024. Duração: 96 min. Classificação: Livre. Dirigido por Kelsey Mann, com vozes (originais) de Amy Poehler, Maya Hawke, Kensington Tallman e Liza Lapira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Outros

Pinóquio por Guillermo del Toro

Verdade e Justiça