O Babadook

Nota: 7,8/10 
O Babadook  é um terror psicológico australiano extremamente criativo, que mistura comédia e drama de uma forma bem interessante. Se tornou um clássico do gênero não por acaso. Não temos uma palavra que corresponda a essa, em português: mas o filme é muito, muito "creepy".
A história acompanha Amelia, uma mulher viúva que luta para lidar com a morte de seu marido, morto em um acidente de carro enquanto levava Amelia ao hospital para dar à luz ao filho, Samuel.
O filme se passa seis anos após a tragédia, e Amelia ainda está profundamente afetada pelo luto, enfrentando dificuldades para criar seu filho, Samuel, que é uma criança problemática e acredita na existência de monstros. A relação entre mãe e filho é tensa, com Amelia mostrando dificuldades em expressar afeto e aceitação para com o menino.
A vida da família começa a tomar um rumo assustador quando Samuel escolhe um livro de histórias para ler antes de dormir. O livro revela uma história sombria sobre um monstro chamado Babadook, que entra na vida de uma pessoa e a leva à loucura. Amelia fica alarmada quando o livro parece descrever eventos perturbadores que ocorrem em sua própria casa.
Conforme os dias passam, a tensão aumenta, e Amelia começa a questionar sua própria sanidade à medida que eventos sobrenaturais e aterrorizantes ocorrem ao redor dela e de Samuel. A figura assustadora do Babadook parece persegui-los, tornando-se uma ameaça real e representando os aspectos mais sombrios de sua própria dor e sofrimento não resolvidos.
O filme é um estudo aprofundado do terror psicológico, explorando temas de luto, depressão pós-parto (que a diretora confirmou que é um dos objetivos do filme retratar) traumas não resolvidos e a batalha interna de uma mãe para proteger seu filho do medo e da angústia. O Babadook é aclamado justamente por conseguir transmitir sua atmosfera assustadora, excelentes performances dos atores, especialmente de Essie Davis como Amelia, e sua abordagem inteligente para o gênero de terror, que se concentra mais na mente humana do que em sustos convencionais.

The Babadook, 2014, 1h34m. Classificação indicativa: 16 anos. Dirigido por Jennifer Kent, com Essie Davis, Noah Wiseman e Daniel Henshall.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Telefone Preto

Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão

O Sacrifício do Cervo Sagrado