Encanto

Nota: 8/10
Para mim, Encanto adquiriu o status, até então, de melhor filme da Disney lançado recentemente.
Explica-se: a Walt Disney Studios tem errado amargamente em suas últimas produções (vou refrescar sua memória com dois exemplos: Lightyear e Mundo Estranho), seja no mundo das animações, de Star Wars, ou até mesmo nas franquias da Marvel, poucas coisas tem se salvado. Eles também têm conseguido a façanha de estragar os próprios desenhos clássicos com live-actions sem sal nem açúcar, como o recente Pinóquio, com Tom Hanks, e Peter Pan e Wendy, com Jude Law assumindo o papel do infame Capitão Gancho. Me parecem, todos esses, filmes esquecíveis feitos com pressa e sem muito esmero para preencher o catálogo do streaming da empresa.
Uma pena.   
Mas vamos falar do excelente filme ao qual escrevo: Encanto, por sua vez, indo na contramão da falta de criatividade recente da casa do Mickey, consegue trazer todos os elementos que fizeram da Disney um sucesso tremendo: uma personagem principal cativante, músicas de qualidade, e enredo muito aplicável a vida cotidiana.
O filme conta a história da família Madrigal, que vive numa "casa mágica" no interior da Colômbia, onde cada membro da família possui um dom especial, exceto uma das filhas, a jovem Mirabel (que seria a "princesa" da vez).
Enquanto todos os seus parentes têm habilidades extraordinárias, como super força, manipulação dos eventos climáticos, e capacidade de cura, Mirabel não possui nenhum dom aparente. Isso a faz se sentir deslocada e desvalorizada dentro de sua própria família.
Quando a avó da família, que é a guardiã dos poderes, decide que está na hora de passar o seu posto adiante, segredos importantes começam a ser revelados, e Mirabel embarca numa jornada para descobrir o verdadeiro significado de sua própria identidade, seu lugar no mundo, e o papel especial que possui dentro de sua família.
O filme mostra que todas as famílias são imperfeitas e tem "rachaduras" (irá entender melhor esse ponto quando assistir ao filme) em suas casas, abordando temas como autoaceitação, amizade, e a importância de valorizar e reconhecer o potencial de cada indivíduo, independentemente de ter habilidades especiais ou não. Com músicas cativantes e animação encantadora (canto o hit "We don't talk about Bruno" até hoje), Encanto é uma animação que vale a pena conferir!

Encanto, 2021, 1h42m. Classificação indicativa: Livre. Dirigido por Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith, com vozes de Stephanie Beatriz, María Cecilia Botero e John Leguizamo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Telefone Preto

Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão

O Sacrifício do Cervo Sagrado