A Menina Silenciosa

Nota: 9/10
Gente, que filme encantador! Uma joia rara! De uma sensibilidade, humanidade e delicadeza tremendas.
E ah! Para quem tem filhos (ou pretende ter) é altamente recomendável!
Neste primoroso longa irlandês, acompanhamos de perto a história de Cáit, uma menina de 9 anos (Catherine Clinch, que atuação cativante desta jovem atriz!) que é estranhamente quieta (sua personalidade não passa despercebida na escola, onde é alvo de bullying e chacota) e negligenciada pela família, que é totalmente desestruturada.
Quando a garota recebe a notícia que irá passar as férias de verão na casa de tios que não conhece, fica preocupada, mas chegando ao local, seu comportamento tímido começa a mudar ao ganhar todo o amor e cuidados que nunca recebera em sua vida. 
Assim como em seu título, A Menina Silenciosa é repleto de momentos em que as imagens falam por si só, e os personagens se comunicam em silêncio. Os sentimentos transmitidos nesses momentos são tão palpáveis que é como se pudéssemos tocá-los com as mãos. O filme nos mostra o impacto que podemos causar na vida na vida das crianças ao dá-las carinho e atenção, especialmente aqueles que crescem sendo ignoradas e esquecidas. O conceito de "lar" é explorado de maneira profunda, demonstrando que ele pode assumir diversas formas, indo além dos laços biológicos mais íntimos. 
Além do enredo emocionante, a fotografia da Irlanda rural dos anos 1800 é simplesmente deslumbrante. E a cena final é a cereja do bolo: capaz de arrancar aplausos e tocar profundamente o coração do espectador, tudo ao mesmo tempo.
Em suma, "A Menina Silenciosa" é um grande filme que nos envolve desde o início até o emocionante desfecho. Uma experiência cinematográfica que certamente ficará marcada na memória de quem a assistir.

An Cailín Ciúin (The Quiet Girl), 2022, 1h35m. Classificação indicativa: 12 anos. Dirigido por Colm Bairéad, com Catherine Clinch, Carrie Crowley e Andrew Bennett.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Telefone Preto

Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão

O Sacrifício do Cervo Sagrado